Assis Filho é advogado de formação, especialista em direito administrativo e pós-graduado em direito eleitoral, é membro da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA e Professor de Direitos Humanos e Direito Administrativo da Universidade Estadual do Maranhão. É maranhense e começou sua trajetória política, dirigindo entidades dos movimentos estudantis na cidade onde nasceu, Pio XII. Desempenhou uma importante função na construção e valorização de uma consciência política cidadã na sociedade.
Elegeu-se vereador de Pio XII em 2008, onde apresentou projetos de lei da implantação do “Sistema Municipal de Juventude” como: criação do Conselho e de Secretaria de Juventude, além do projeto de lei da “Câmara itinerante” onde foi possível ouvir os jovens e construir propostas para a Conferência Nacional de Juventude, que elaboraram políticas públicas para os jovens. Nesse sentido, Assis Filho, inclusive, foi eleito delegado das últimas três Conferências Nacional de Juventude.
Na Prefeitura Municipal de Pio XII, Assis Filho, ocupou duas Secretarias Municipais: Cultura e Juventude; Procuradoria Geral do Município.
Em 2012, ocupou o cargo de Secretário-adjunto de Juventude do Governo do Estado do Maranhão. Antes disso, exerceu a função de vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, e membro do Conselho Nacional de Juventude.
Em 2014, assumiu a coordenação da Fundação Ulysses Guimarães no Maranhão e logo em seguida, a presidência da instituição no estado.
A Fundação que é ligada ao MDB e têm filiais em toda a federação desenvolve projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas. A aceitação aos cursos, sobretudo por parte da juventude foi tão crescente, que em 2 anos o programa no Maranhão, atingiu a impressionante marca de 17 mil alunos atendidos, tornando a filial uma referência para o Brasil.
No governo Temer, Assis Filho foi nomeado Superintendente da EBC e à frente da instituição, modernizou todo o sistema de comunicação com implantação de programa culturais local.
Em 2016, assumiu a presidência da JMDB Nacional com o desafio de conseguir o maior número de vereadores e prefeitos jovens.
E por meio da parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, o núcleo juvenil alcançou nas eleições de 2016 a marca de 1.354 jovens eleitos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores). Um resultado que surpreendeu a executiva nacional do PMDB.
Por conta dos excelentes resultados de trabalho, a JMDB Nacional e o MDB, indicaram Assis Filho, pra assumir o comando da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República entre 2017 a 2019.
Em novembro de 2019, durante o Encontro Nacional dos Núcleos do MDB, Assis Filho foi reeleito Presidente Nacional da JMDB com 98% dos votos dos convencionais. Nesse mesmo ano, Assis foi nomeado Procurador Geral do Município de Lago Verde (MA) e atualmente exerce suas atividades laborais no seu escritório de advocacia.
Site: http://juventude.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/assisfilho.adv
Instagram: https://www.instagram.com/assisfilho.adv
Compartilhe